sábado, 9 de agosto de 2014

DOURADOS IDENTIDADES CULTURAIS

Pelos estudos acadêmicos realizados, artigos e livros publicados até o tempo presente, conforme as fontes aqui citadas, tudo indica que foi no final do século XIX e início do século XX que começam os contornos do pequeno povoado que daria origem à cidade de Dourados.
Habitadas por múltiplos povos, como os terena, guarani, kaiowá, paraguaios, italianos, japoneses, portugueses, árabes, italianos, alemães, afrobrasileiros, paulistas, paranaenses, mineiros, gaúchos, nordestinos (pernambucanos, baianos, cearenses, sergipanos, alagoanos, paraibanos, maranhenses, piauienses, potiguarenses), catarinenses, mato-grossenses, sul-mato-grossenses, entre outros, cada qual representado com a sua cultura de origem.
As contribuições culturais indígenas somaram-se à paraguaia, platina, andina, asiática, européia, do oriente médio e brasileira, que, em si, reúne a pluralidade. A cidade de Dourados desde sua fundação oficial e com a implantação das colônias agrícolas, sempre recebeu pessoas de culturas diversificadas, nesse sentido, a cidade sucessivamente foi um espaço da cultura interdisciplinar, multidisciplinar e transdiciplinar. E isto, faz com que a cidade apresente múltiplas identidades, multifacetada, heterogênea e fronteiriça. Dourados é cidade de todos os povos e de todas as cores.
Nesta análise, pontuamos algumas considerações sobre o poder simbólico oficial de Dourados, realizadas por pesquisadores, intelectuais, historiadores e memorialistas, que tratam desta temática, construídos em múltiplos olhares, desempenhados cotidianamente por diversos artistas, escritores e pesquisadores.

Almejamos que esta análise, possa instigar ou contribuir para debates acerca do patrimônio cultural da Grande Dourados. Reelaborar novos ícones de pertencimento coletivo da memória em conceitos do politicamente correto, reescrever a história incluindo todos os povos, que fazem da cidade este “caldo cultural” multicultural e colorido.

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